Vídeos

Formação de gestores de organizações com foco em direitos da criança e do adolescente (2014)

Reportagem exibida pela TV Tapajós sobre a formação dada pelo Instituto Fonte em sustentabilidade financeira, captação de recursos e elaboração de projetos, em Santarém (PA), com depoimentos de Flora Lovato e Alexandre Randi.



Profides: Profissão Desenvolvimento (2014)
Inspire-se neste vídeo de três minutos de duração sobre o programa de formação voltado aos profissionais em desenvolvimento.



Seminários de Aprendizagem da UNESCO (2013)
Projeto "Empoderando pessoas e criando capacidades nas organizações da sociedade civil", uma iniciativa da UNESCO e da TV Globo, com financiamento da Petrobras, no âmbito do programa Criança Esperança. Vídeo produzido pelo consultor Antonio Luiz de Paula e Silva.

 

Fortalecimento de Lideranças (2013)
Matéria exibibida pela TV Guarapari sobre o 2º Encontro da fase final do Programa de Fortalecimento de Lideranças do sul do Espírito Santo, facilitado pelo Instituto Fonte, com depoimento de Rogerio Magon.

 

Gestão das ONGs (2012)
Reportagem exibida pela GloboNews sobre o tema de Gestão das ONGs traz cenas do programa Profides: Profissão Desenvolvimento, com entrevista de Arnaldo Motta.

 

A profissão como oportunidade de desenvolvimento (2012)
A TV Colégio Brasilis exibe a oficina "Crianças brincando, quem as educa? A profissão como oportunidade de desenvolvimento", com depoimento de Tião Guerra.

 

A missão do facilitador (2010)
Palestra de Antonio Luiz de Paula e Silva no TED x USP.

 

Artigos e reportagens

Instituto Fonte realiza curso sobre fundamentos da avaliação

Site do Instituto C&A, em fevereiro de 2014
O Instituto Fonte lançou o curso a distância Avaliação e Desenvolvimento Institucional – Fundamentos, disponibilizando cem vagas de forma gratuita a partir de apoio do Instituto C&A.

Programa capacita instituições de Itapissuma (PE) e região para elaboração e gestão de projetos
Boletim Instituto Alcoa, em outubro de 2013
Instituto Fonte promoveu a capacitação de organizações e escolas públicas dos municípios de Araçoiaba, Igarassu, Itamaracá e Itapissuma, com foco na Elaboração de Projetos, oferecendo oficinas com informações gerais sobre Gestão de Projetos e Articulação de Parcerias, além de Mobilização de Recursos.

Criança Esperança, Unesco e Petrobras oferecem curso para ONGs
Site do Criança Esperança, em março de 2013
Madelene Barboza, representante do Instituto Fonte que ministrou o seminário no Rio de Janeiro, afirma que O curso passa pelos campos de gestão de uma organização, ajudando-a a criar uma consciência de suas necessidades. Chamamos atenção para a importância não só de implementar um projeto de desenvolvimento social, mas também de cuidar da organização, ou seja, um projeto não existe isoladamente".

Interferência impede a atuação de conselhos
Jornal O Liberal (de Americana, SP), em outubro de 2012
A consultora Luciana Petean explica que os conselhos municipais são espaços legítimos de participação democrática para a implementação de políticas públicas e controle social e também aponta, ao longo da matéria, os desafios enfrentados nesse espaço: competição de poder com o poder público, falta de capacitação dos conselheiros, atuação de forma voluntária dos representantes da sociedade civil, o que gera muito revezamento e falta de continuidade dos processos iniciados.

Iniciativa da UNESCO e da TV GLOBO oferece formação em gestão a ONGs e instituições - Seminários de capacitação realizados pelo Instituto Fonte acontecem em todas as regiões do Brasil
Site da UNESCO, em setembro de 2012
Release elaborado por Carline Piva, em conjunto com os coordenadores de comunicação de Petrobras, UNESCO e TV Globo.

Como atuar em rede para garantir os direitos infantojuvenis
Portal Pró-Menino, em novembro de 2011
Os consultores Marina Magalhães e Antonio Luiz explicam como a complementaridade entre as diversas organizações pode contribuir para a garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Outra questão de extrema importância é a participação e articulação em rede.

Brasil saiu da rota do investimento do 3º setor
Folha de S.Paulo, em abril de 2010
Reportagem cita a pesquisa feito pelo Instituto Fonte com 41 organizações estrangeiras sobre atuação em investimento social e traz comentários de Arnaldo Motta. 

A caridade foi para outro lugar - Foi tanto exibicionismo do governo brasileiro mundo afora que os estrangeiros estão desistindo de investir em projetos sociais no país. Quem vai ajudar agora?”
Revista Veja, em agosto de 2010
Matéria cita a pesquisa feito pelo IF com 41 organizações estrangeiras sobre atuação em investimento social, com um infográfico bem completo. 

Profissionalização e instituições sociais
RITS (Rede de Informações para o Terceiro Setor), em fevereiro de 2007
Análise de Arnaldo Motta sobre o tema da profissionalização do terceiro setor. "(...) Desenvolvimento institucional é o processo rumo ao melhor aproveitamento das potencialidades que uma organização possui para fazer cumprir o seu papel na sociedade, levando-se em conta tanto a experiência e a realidade interna da instituição quanto o momento histórico e o meio em que atua".

Artigo “Os quatro elementos da avaliação”
Site do Enap (Escola Nacional de Administração Pública), em 2003
Os então consultores do Instituto Fonte, Rogério Renato Silva e Daniel Brandão, apresentam um ensaio estruturado em quatro eixos, os quais são metaforicamente chamados de elementos da avaliação. Estes elementos são (I) a atribuição de sentido aos processos avaliativos, (II) o  uso de métodos e técnicas de investigação da realidade, (III) a ética dos processos e (IV) a necessidade de estímulo ao desenvolvimento de capacidade avaliativa nas organizações.