De forma inédita, começamos no segundo semestre de 2013 uma nova turma do programa de formação Profides no Centro-Oeste, buscando fortalecer a capacidade dos profissionais dessa região de trabalhar com desenvolvimento social.

 

 

 

 


Investimento
O custo por participante é de R$6.900,00. Cada participante investe um valor a ser acordado e parcelado, além de arcar com as despesas de transporte até o local do curso e sua hospedagem.

É importante ressaltar que o programa possui um limitado fundo de bolsas que pode contribuir na complementação do pagamento de algumas pessoas que não puderem pagar integralmente.


Realização
O Profides Centro-Oeste é realizado em parceria entre o Instituto Fonte, o Solarium e o Instituto de Saúde Coletiva/UFMT.


Confira todas as fotos do encontro de lançamento do Profides Centro-Oeste no dia 14 de maio de 2013. Uma bela turma foi formada!
 

Facilitadores

Os consultores do Instituto Fonte Alexandre Randi e Marina Magalhães Carneiro de Oliveira serão os facilitadores dessa turma do Profides e Izabel Cristina de Siqueira Carvalho (Solarium) será co-facilitadora. Saiba mais sobre a experiência da equipe:

Alexandre Randi: consultor e facilitador de processos de desenvolvimento, associado ao Instituto Fonte desde 2007. Formou-se em Música Popular na Unicamp, com especialização em Educação Social pela UniSal (Centro Universitário Salesiano) e mestrado em Educação pela Unicamp. Por meio da Música, entrou no setor social, dirigindo a banda Bate Lata e atuando em outros projetos socioeducativos. Trabalhou na Fundação Orsa, como coordenador de projetos e programas, e como consultor autônomo já realizou trabalhos para Fundhas, Instituto Cultural Casa do Béradêro, Associação Cidade Escola Aprendiz e Cenpec. Participou de programas de capacitação e formação como o GESC (Gestão para Organizações da Sociedade Civil), o DIES (Desenvolvimento Institucional de Entidades Sociais) e o Artistas do Invisível. No Instituto Fonte, coordenou a 3ª edição do programa Profides (Profissão Desenvolvimento).

Marina Magalhães Carneiro de Oliveira: consultora associada do Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social. Facilitadora de processos, há quinze anos apoia grupos e organizações da esfera social em processos de mudança por meio de planejamento estratégico, avaliação e aprendizagem, fortalecimento de redes sociais, gestão de pessoas, etc. Coordena e apoia programas de formação para líderes e empreendedores sociais no Instituto Fonte (Programa Profissão Desenvolvimento e Projeto Artistas do Invisível) e junto a outras organizações da sociedade civil (Icom, Instituto Geração, Fundação ABRINQ, Vitae, IDIS). Docente no Master Program - Liderança e Organização Humana, realizado pelo Instituto Maturi de Ecologia Social e IMO (Instituut voor Mens en Organizatie Ontwikkeling). Trabalhou no setor empresarial nas áreas de qualidade, produção e operações no setor alimentício por sete anos. Tem aprimorado sua prática por meio de cursos e grupos de estudo no Brasil, África do Sul e Estados Unidos. Formou-se em Medicina Veterinária e fez MBA em Recursos Humanos na Faculdade de Economia e Administração na Universidade de São Paulo.

Izabel Cristina de Siqueira Carvalho: Apoia empreendimentos associativos, cujos processos de gestão se baseiam nas pessoas (autogestão). Fundadora e gestora de instituições de base Antroposófica, como o Solarium e a Escola Waldorf Brasilis. Desenvolve atividades de planejamento, avaliação e aprendizagem, para fortalecer a autonomia dos grupos de gestão em diversas organizações, tais como: Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Saúde do Estado e Secretaria Municipal de Saúde. Cursou Serviço Social na UFMT, com especialização em Gestão e Pedagogia Social. Trabalhou no setor empresarial nas áreas de recursos humanos, qualidade e gestão de serviços de saúde por nove anos.

 

Para conhecer toda a apresentação do Profides Centro-Oeste, clique aqui.