Tipo de publicação:

Trabalho acadêmico

Título:

A Contribuição da Sistematização de Experiências (2007)

Abstract:

<p>Este trabalho tem o prop&oacute;sito de refletir a quest&atilde;o da produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento a partir da pr&aacute;tica social e, particularmente, as contribui&ccedil;&otilde;es da sistematiza&ccedil;&atilde;o de experi&ecirc;ncias para o tema. Seu objetivo &eacute; levantar e analisar os sentidos atribu&iacute;dos por indiv&iacute;duos participantes de ONGs &ndash; Organiza&ccedil;&otilde;es N&atilde;o Governamentais - aos caminhos que levam da aprendizagem advinda da pr&aacute;tica &agrave; sistematiza&ccedil;&atilde;o das experi&ecirc;ncias e &agrave; gera&ccedil;&atilde;o de metodologias e de conhecimento. A pesquisa parte da delimita&ccedil;&atilde;o do atual contexto social no qual as ONGs est&atilde;o inseridas, do estabelecimento de refer&ecirc;ncias conceituais &uacute;teis para essa reflex&atilde;o e de uma breve revis&atilde;o da literatura dispon&iacute;vel sobre a sistematiza&ccedil;&atilde;o de experi&ecirc;ncias, majoritariamente latino-americana. Em seguida s&atilde;o entrevistados seis indiv&iacute;duos pertencentes a tr&ecirc;s ONGs com atua&ccedil;&atilde;o nacional. Os resultados indicam que as aprendizagens derivadas da pr&aacute;tica social - sejam as pr&oacute;prias ou de outros atores - t&ecirc;m sido consideradas pelos seus executores como fontes de conhecimento. Um conhecimento pr&aacute;tico, que tem um papel a cumprir em v&aacute;rias dimens&otilde;es da pr&aacute;tica social: no fortalecimento das identidades organizacionais, na constru&ccedil;&atilde;o de refer&ecirc;ncias que ap&oacute;iem a transforma&ccedil;&atilde;o social, na forma&ccedil;&atilde;o permanente dos sujeitos que delas participam, entre outros. Os modos de constru&ccedil;&atilde;o deste conhecimento, diversos entre si, incluem v&aacute;rios pressupostos da sistematiza&ccedil;&atilde;o de experi&ecirc;ncias, embora n&atilde;o se constituam, no conjunto estudado, em sistematiza&ccedil;&atilde;o de experi&ecirc;ncias exatamente como concebida pelas reflex&otilde;es latino-americanas. Por outro lado, o di&aacute;logo entre as diferentes maneiras de produ&ccedil;&atilde;o de conhecimento abre um novo leque de quest&otilde;es a serem tratadas, especialmente no campo da educa&ccedil;&atilde;o.</p>

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