O Instituto Fonte trabalha com processos de avaliação pensados enquanto oportunidades de desenvolvimento de projetos e organizações. Mais do que apenas prestar contas a agentes externos (e sem questionar a legitimidade de fazê-lo), processos de avaliação são oportunidades para questionar a própria prática e a partir dessa reflexão, gerar novas informações, novas visões e até uma nova prática.

Quando falamos de organizações e projetos estamos também falando dos sujeitos que estão envolvidos na construção dessas organizações e projetos. O desenvolvimento do projeto implica, portanto, na aprendizagem dos sujeitos que o formam. A aprendizagem dos sujeitos, por sua vez, pode se dar na medida em que eles se envolvem na reflexão sobre sua prática e se deparam com questões e vivências que façam sentido para si mesmo.

Por tudo isso, o processo de avaliação tem como eixo constituinte a participação daqueles sujeitos interessados no projeto em questão. É importante ressaltar que a participação dos interessados não é vista como limitada ao seu envolvimento como fonte de informações na etapa de coleta, mas também implica na criação de  espaços em que diversos olhares sobre o projeto reflitam diversos olhares sobre a construção de sua avaliação.

O Instituto Fonte compartilha neste espaço a produção em metodologias de Avaliação de Programas e Políticas Sociais que vem construindo e com as quais tem contato em sua atuação social.

Conteúdos como a metodologia QUADROS, desenvolvida para avaliar trabalhos com jovens em conflito com a lei, no âmbito de um processo de consultoria para os programas da Fundação Telefonica e o Projeto de Fortalecimento da Avaliação de Programas Sociais são o foco deste espaço no portal Fonte.

Com base em suas experiências, o Instituto Fonte e a Fundação Itaú Social lançaram no início de 2008 um projeto no âmbito da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil com o objetivo de conhecer o "estado de arte" desta área; contribuir para a articulação de uma comunidade de avaliadores; conhecer e debater a produção acadêmica brasileira focada em avaliação de programas e projetos sociais; produzir material de apoio à reflexão e prática da avaliação no Brasil.

Para conhecer mais o Projeto de Fortalecimento da Avaliação e o método QUADROS, navegue abaixo no material já disponível sobre Avaliação.